terça-feira, 23 de agosto de 2011

Surpreenda-se com Helmut Sick

Se vc não sabe, o alemão naturalizado brasileiro HS é o maior nome da ornitologia brasileira, autor de "Ornitologia Brasileira", a bíblia de todo estudioso de aves. Para vc que o conhece pelo mais completo levantamento das aves brasileiras, saiba que ele foi tbem um gde naturalista e conhecedor da fauna e flora brasileira onde estudou com profundidade de insetos a mamíferos.
Surpreende tbem o estudo dos povos indígenas q fez qdo participou de uma expedição com os irmãos Villas Boas percorrendo centenas de km do cerrado no norte do MT até os rios xinguu e teles pires. Esta façanha lhe serviu de inspiração para escrever o livro "Tukani", cuja riqueza e delicadeza do vocabulário vão te surpreender. Veja uma pequena amostra:
"No cerrado, outro habitante dos lajedos tinha gde interesse zoologico: um pequeno morcego (molossops mattogrossensis), que ouviamos guinchar dia e noite nas mesmas brechas. Placas desprendidas do solo rochoso mantinham-se de pé, como lápides, sobre as lajes que se estendiam na horizontal, e os morcegos viviam nas brechas existentes nos seus ptos de encontro. Ao apontar a lanterna p dentro, eu via os olhinhos dos animais brilhando. Deitados de barriga e com arcos em miniatura feitos p aquela caçada, nossos indios disparavam pequenas flechas de bambu nos buracos, varando com uma delas, de vez em qdo, o corpo de uma ou duas das infelizes criaturas, q puxavam p fora. Como o bacurau-de-lajedo de q a pouco falamaos, tbem os morcegos têm de suportar temperaturas mto elevadas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário