domingo, 6 de março de 2011

Um pouco sobre a biologia das aves.

Fonte.: “Bio” de Sônia Lopes. Ensino médio colégio Dom Barreto.


“As aves surgiram na Era dos Répteis, a partir de um grupo de dinossauros bípedes, predadores, que se deslocavam rapidamente sobre o solo utilizando as pernas traseiras................Na linha evolutiva q partiu do grupo de dinossauros bípedes e deu origem ‘as aves, surgiu uma característica marcante: as penas, estruturas que derivam das escamas dos repteis................as penas atuam como isolante térmico, o que contribuiu p o surgimento da endotermia nas aves. Além disso, as penas mostraram-se extremamente uteis paro o vôo, pois são formadas por uma substância leve, a queratina, e possuem arquitetura intrincada, que oferece boa resistência ao ar.............ser aerodinâmico e manter o mínimo peso possível são atributos fundamentais para um animal voador...........o esqueleto das aves atuais e formado em grande parte por ossos ocos (ossos pneumáticos), que são delicados e pouco densos. Há redução e fusão de ossos, o que torna o corpo compacto. A cauda é reduzida e as cinturas escapular e pélvica são fundidas ‘a coluna vertebral..................o osso esterno (escreve-se “esterno” e não “externo”), que une ventralmente as costelas, apresenta nas aves voadoras um projeção anterior denominada quilha ou carena (creio que seja aquele osso do peito das galinhas que usávamos para brincadeiras de criança). Nela se prendem os potentes músculos responsáveis pelo batimento das asas: os pequenos peitorais, que as levantam, e os grandes peitorais, que as abaixam. O bico das aves atuais é desprovido de dentes. A dieta desses animais varia muito..................eles não mastigam os alimentos e, especialmente nas granívoras, há duas estruturas especializadas no trato digestório: o inglúvio (papo) e a moela. O inglúvio é uma dilatação do esôfago. Nele, o alimento é armazenado e amolecido. Papo e moela não ocorrem nas aves frugívoras e nas que se alimentam de fluidos.
O sistema respiratório das aves tbem apresenta adaptações ao vôo. Os pulmões são compactos, não-alveolares, e expandem-se em bolsas de ar, os sacos aéreos, que preenchem vários espaços do corpo, penetrando inclusive nos ossos pneumáticos. Os sacos aéreos contribuem para reduzir a densidade das aves, alem de servirem de reserva de ar e para dissiparem o calor gerado durante o vôo.
Nas aves o fluxo de ar difere do que é verificado nos demais vertebrados pulmonados: esse fluxo é unidirecional, sendo necessários dois ciclos de inspiração e expiração para movimentar uma só massa de ar.
Todas as aves são ovíporas, com ovos semelhantes aos dos répteis. A oviparidade evita aumento de peso pela fêmea, pois a maior parte do desenvolvimento embrionário ocorre fora do corpo materno................A visão e audição são bem desenvolvidas nas aves. Além disso elas têm siringe, uma estrutura localizada na traquéia e responsável pela emissão de sons. ...............na maioria das espécies existe na região caudal uma glândula denominada glândula uropigiana, que produz secreção oleosa. Essa secreção é retirada pelo animal com o bico e espalhada sobre as penas para mantê-las flexíveis e impermeáveis (função muito importante para as aves que nadam)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário