sábado, 19 de março de 2011

Sobre urutaus, mães-da-lua, bacuraus e curiango.

Texto de leigo para leigos, correções são bem vindas.

Nunca me interessei mto por estas aves bizarras, sempre foi confuso pra mim os nomes populares por serem muito parecidos, é um bom exemplo onde o observador leigo deve verificar os nomes científicos.

Resolvi pesquisar um pouquinho e descobri o qto são encantadoras. Em primeiro lugar não são pássaros porque não pertencem ‘a ordem dos Passeriformes e sim dos Caprimulgiformes e estão divididas em duas Famílias: Nyctibiidae (urutaus e mãe-da-lua) e Caprimulgidae (curiangos e bacuraus).

Identifiquei na literatura 05 espécies entre mães-da-lua e urutaus. Estas aves pousam e nidificam em árvores e sempre são vistas em postura ereta. “O nome urutau é Tupi e significa ave fantasma”, mais um exemplo de crendices q tanto prejudicam nossas aves. “Possuem uma adaptação única em aves, chamada de “olho mágico”. São duas fendas nas pálpebras superiores, as quais permitem que fiquem imóveis por longos períodos, observando os arredores, mesmo de olhos fechados”.

Identifiquei tbem 25 espécies entre curiangos e bacuraus, esses vivem basicamente no solo, tem atividade noturna e fazem seus ninhos no solo em pequenas cavidades que, curiosamente, cavam com auxílio de seu dedo médio que possui vários esporões.

Fontes: Wikiaves, Sigrist, Dalgas e “Aves do Campus da Unesp de Rio Claro” de André Guaraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário