quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sensores nos bicos dos pássaros .........

"Um estudo mostrou que sensores nos bicos dos pássaros podem ser os responsáveis por sua capacidade de voar grandes distâncias sem se perder.

Cientistas alemães disseram ter encontrado minúsculos cristais de óxido de ferro na pele que reveste a parte superior do bico de pombos-correios, organizados num padrão tridimensional que pode ajudar os pássaros a ler o campo magnético da Terra.

O estudo sugere que os pássaros sentem o campo magnético independentemente de seu movimento e de sua postura, e assim conseguem identificar sua posição geográfica.

Há muito tempo que os cientistas tentam descobrir como os pássaros encontram seu caminho, às vezes migrando por milhares de quilômetros para achar a mesma árvore.

"Nossa expectativa é que o receptor do tipo do pombo acabe se revelando uma característica universal de todos os pássaros", afirmou Gerta Fleissner, da Universidade de Frankfurt, autora do estudo publicado na revista Naturwissenschaften de quarta-feira. Segundo ela, células com ferro semelhantes também foram encontradas nos bicos de outras aves e das galinhas.".

Texto do G1 - globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário