terça-feira, 25 de maio de 2010

Curiosidades sobre aves migratórias

 Antônio M. Magalhaes, membro do GOAC - Grupo de Observadores de Aves de Campinas, enviou email com parte de uma reportagem do New York Times sobre aves migratórias:

Algumas curiosidades do artigo:


- o bar-tailed godwit (fuselo, Limosa Lapponica) tem o mais longo voo non-stop jamais registrado: 11.400km (!) em nove dias (!!); isso foi obtido com transmissores por satélite.
- para comparação, numa maratona como o Tour de France, de cliclismo, o metabolismo humano aumenta em cinco vezes; o do fuselo aumenta de 8 a 10 vezes. Detalhe: ao invés de comida e descanso, à noite o fuselo voa sem parar a 60 km/h.
- um outro tipo de aparelho para seguir a ave é o geolocator, ou geolocalizador, que pesa só meia grama (!); eles não se comunicam por satélite mas registram níveis de luz. Por software, pode-se tentar, pelos dados armazenados no aparelho, saber os locais de passagem do pássaro baseado no nascer e por-do-sol.
- usando geolocalizadores, verificou-se que a andorinha-do-mar-ártica (artic tern, Sterna paradisaea), no total, pode percorrer quase 80.000 km (!), ao longo de vários meses. É a maior migração já registrada. Ao longo dos 30 anos de vida, ela poderia migrar em torno de mais de 2 milhões de km, aproximadamente uma viagem de ida e volta à Lua - 3 vezes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário