sábado, 6 de fevereiro de 2010

Lendas Indígenas

Papagaios
No início dos tempos "Para explicar a distribuição geográfica dos tupis e guaranis há, segundo suas tradições, a seguinte estória: as esposas de dois irmãos disputavam a posse de um único papagaio, belo e inteligente, depois de muito tempo de disputas diárias pela ave e não encontrando forma de reconciliação entre as mulheres, os irmãos resolveram separar-se, um foi para o sul - os guaranis -, enquanto outro foi para o norte - tupis". Texto extraido do livro "aves brasileiras e plantas que as atraem" de John Dalgas Frisch e Christian Dalgas Frisch.
Nosso mais popular papagaio aqui na região sudeste é o papagaio verdadeiro (amazona aestiva) conhecido tbem como louro ou ajuru-etê ou trombeteiro.

Chopim
O chopim é famoso por parasitar outros pássaros como o tico-tico por exemplo (mas sempre é bom lembrar que outros pássaros além do chopim tbem parasitam). Ele nunca constroi ninhos, sempre põe seus ovos no ninho da ave parasitada e ainda destroe ou derruba os ovos q ele encontra. Este é um fenômeno da natureza q devemos interpretar sem sentimentos humanos.
Diz a lenda q no início dos tempos houve uma guerra entre gaviões e águias para decidir quem dominaria o mundo das aves, as demais aves aderiram aos gaviões ou 'as águias, o chopim se juntou aos gaviões q acabaram perdendo a guerra. Os vencedores saquearam os vencidos e queimaram o ninho do chopim........depois disso, traumatizados, eles nunca mais construiram ninhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário