sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"As corujas-de-igreja.........

.........são emocionalmente frágeis, mesmo qdo soltas na natureza. Vivem com o memso companheiro por toda a sua vida e, qdo o parceiro morre, nem sempre procuram outro. Às vezes, a coruja prefere fixar a cabeça com os olhos voltados para uma árvore e ficar alí, em depressão profunda, até morrer."

Trecho do livro "Wesley, a incrível história de amizade entre uma garota e sua coruja." de Stacey O'Brien

Tbem conhecida por suindara, esta belíssima ave ocorre em todo o Brasil. Gde vítima de crendices q não retratam a realidade, pois, são aves dóceis, mto inteligentes e inofensivas, ao contrário, são das aves mais úteis para o homem pq seu principal alimento são os ratos, comem cerca de 28.000 deste roedores ao longo do ciclo de vida. A suindara é única dentre as corujas e demais aves, pois, possuem dois aneis de penas no rosto em forma de coração q captam o mais sutil ruido de um rato a mtos metros de distância, seu córtex tem uma forma mais para beneficiar a audição do q a visão.
Elas são classificadas como aves de rapina, mas estão mais próximas do curiango. Outra curiosidade é q o filhote dentro do ovo já se comunica e reconhece a mãe pela audição, ao nascer esta vai ser uma importante importante função p mãe e filhote se comunicarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário